Ações e BDRs do Inter (INBR31) disparam após balanço; CEO reforça postura conservadora do banco na concessão de crédito

Os números da Inter & CO no segundo trimestre repercutiram bem entre os investidores. Os papéis da holding, dona do Banco Inter, operam em forte em alta na Bolsa de Nova York, assim como seus certificados negociados na B3. Às 13h35 (horário de Brasília), a ação INTR subia 8,57% na Nasdaq, Bolsa americana que reúne empresas de tecnologia. Já os BDRs INBR31 avançavam 12,67%, a R$ 19,48.

No balanço divulgado ontem à noite, a Inter & CO apresentou lucro líquido de R$ 15,5 milhões no segundo trimestre, revertendo prejuízo de R$ 30,4 milhões no mesmo período do ano anterior.

Na teleconferência sobre os resultados, os executivos da empresa falaram sobre sua postura mais conservadora no período. As originações de crédito do Inter no segundo trimestre recuaram 1% em relação a um ano atrás, para R$ 4,7 bilhões. “Nós decidimos, por estratégia, desacelerar subscrição de crédito, monitorando a performance do portfólio e o ambiente macro”, afirmou Alexandre Riccio de Oliveira, vice-presidente de operações financeiras do Inter.

“Esperamos reacelerar quando virmos condições apropriadas para isso”, disse o executivo. A cautela refletiu na carteira de crédito do Inter, que atingiu R$ 19,5 bilhões. Comparando com um ano antes, houve um crescimento de 56%. Porém, na comparação com os três primeiros deste ano, a expansão foi 7%. “O crescimento foi intencionalmente mais modesto porque ficamos mais criteriosos em nossos modelos de subscrição”, explicou Helena Lopes Caldeira, CFO do Inter.

Inadimplência cresceu, mas pior ficou para trás, diz CEO

João Vitor Menin, CEO da Inter & CO, diz acreditar que o pior ficou para trás em termos de inadimplência. “Temos um portfólio bastante colateralizado [com garantias], o que é bom para os negócios”, disse. A parte descoberta da carteira do Inter é basicamente o segmento de cartão de crédito, já que o banco não trabalha com empréstimos pessoais.

O índice de inadimplência para mais de 90 dias do Inter & CO terminou o segundo trimestre em 3,9% (ante 3,5% no primeiro trimestre), puxado por um aumento da inadimplência no cartão de crédito, para 7,9%. “Se algo realmente ruim acontecer, o que não acho provável, poderemos ver alguma deterioração. Mas se as coisas melhorarem no cenário macroeconômico, podemos melhorar mais rápido do que pensávamos”, disse Menin.

O executivo reconhece que o cartão de crédito é importante para engajar e reter o cliente. Mas diz que o momento exige um pouco mais de cautela. “Nós somos um banco disruptivo, ganhamos muito market share e agora precisamos desacelerar um pouco”, afirmou. “Quando percebermos que o mercado estiver em melhor forma, vamos poder crescer em cartões de crédito num ritmo mais acelerado”.

Engajamento diminuiu, apesar de base maior de clientes

O Inter registrou um crescimento de 51,7% ano a ano no número de clientes ativos, para 10,7 milhões. Porém a representatividade desses clientes na base total do banco diminuiu entre os períodos. João Vitor Menin, no entanto, diz que essa não deve ser uma tendência.

“Não estamos nem um pouco preocupados com engajamento. Não achamos que há uma tendência de queda para o engajamento. Metade dos nossos clientes entraram 12 meses atrás, então o ritmo do crescimento que experimentamos nesse período foi grande. Leva um tempo para engajar clientes – eles precisam receber um cartão, precisam ter um limite de crédito”, afirmou.

O CEO explica que quando a base estava crescendo em ritmo mais lento, em 2020, a taxa de ativação era maior, superando os 60%. “Claro que ao dar maiores limites de crédito também ajuda na ativação e retenção”, explicou.

No segundo trimestre, a receita média por cliente ativo foi de R$ 32. Mas o Inter espera que a cifra aumenta para a casa dos R$ 50 no curto e médio prazos. “Nós achamos que R$ 50 é o mínimo que esperamos ter, se os custos de financiamento se mantiverem estáveis. Temos vários produtos que foram lançados recentemente e ainda estão em fase de maturação. Além disso, quando comparamos o ARPAC com o de grandes bancos, vemos que há espaço para crescer significativamente”, afirmou Santiago Stel, diretor de estratégia e relações com investidores.

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